Como transferir o crédito habitação e poupar dinheiro

13 Setembro 2022

Para quem está a pagar o empréstimo que contraiu para comprar casa, é uma boa notícia saber que pode pagar menos pelas prestações mensais e ainda poupar dezenas ou centenas de euros se transferir o crédito de habitação.

A prestação da casa é, geralmente, o encargo com mais impacte no orçamento familiar, por isso, tudo aquilo que contribuir para diminuir a taxa de esforço da família deve ser analisado – como a negociação das condições do financiamento.

Porquê transferir o crédito habitação?

Sempre que considerar que o montante da prestação é demasiado elevado e retira qualquer folga às finanças da família, sem margem para poupanças, então, é a altura de rever as condições do empréstimo. Na maioria das vezes, há duas componentes que podem ser alteradas ou negociadas, e que fazem toda a diferença no valor final da prestação:

  • o spread: basta que esta taxa de juro (margem de lucro do banco) seja menor para que pague menos pelo mesmo empréstimo; na prática, resulta na diminuição do valor da prestação mensal da casa;
  • os produtos e serviços associados ao crédito: quase sempre, a concessão de financiamento está sujeita à contratação de produtos e/ou serviços, como cartões de crédito e seguros; tudo junto, no final do mês não paga só a prestação como tem ainda estes encargos adicionais. Ao transferir o crédito pode prescindir destes produtos ou negociar propostas mais favoráveis.

No caso dos seguros (de vida, saúde, multirriscos) é imperativo averiguar se pode manter as atuais apólices sem penalizações.

Como se faz para transferir o crédito habitação?

Pode transferir o seu crédito em qualquer momento durante o prazo do empréstimo e não tem a obrigatoriedade de estar fidelizado a um banco. No entanto, terá de avisar a entidade com a antecedência mínima de 10 dias, período em que o seu banco deverá disponibilizar a informação devida para entregar ao futuro banco.

Antes de avançar com a transferência, deve ter em conta que se vai abrir junto do outro banco um novo processo de avaliação e aprovação do empréstimo – ou seja, vai ser necessário reunir todos os seus dados, documentação sobre a sua situação profissional e financeira, a documentação da casa, etc..

Transferir o seu crédito com a SI Crédito

Com o aconselhamento e acompanhamento de um gestor da SI Crédito, especialista em finanças e crédito, o processo de transferência de crédito torna-se mais fácil, rápido e vantajoso:

  • fazemos a recolha e preparação de todo a documentação de suporte ao processo, simplificando as burocracias;
  • as parcerias estabelecidas com bancos e instituições financeiras permitem-nos negociar as melhores propostas para si e para a sua família;
  • fazemos o acompanhamento global de todo o processo junto dos bancos e dos clientes, até que esteja concluído;
  • ao transferir com a SI Crédito, as despesas do processo são suportadas integralmente pelos bancos nossos parceiros, incluindo as comissões de estudo, preparação e gestão, avaliação, comissão por liquidação antecipada, etc..

Como vê, diminuir o encargo que tem com a prestação da casa, negociar melhores condições e transferir o seu crédito à habitação não é um assunto tabu! Fale já connosco e veja quanto pode poupar por mês. Na SI Crédito vamos encontrar a solução ideal para si.

 

 

Imagens © Direitos reservados