O anúncio da subida da taxa de juro do Banco Central Europeu (BCE) teve efeito imediato nas taxas Euribor, o principal indexante dos contratos de concessão de crédito à habitação. Apesar de as projeções dos economistas terem apontado, em 2021, para uma manutenção das taxas em negativo até 2030, a guerra da Ucrânia veio alterar o contexto económico.
Como resultado, as taxas de juro têm vindo a subir desde fevereiro de 2022, refletindo-se no aumento do valor das prestações da casa e de outros empréstimos. Perante a situação, o que fazer, então, amortizar o empréstimo, negociar as condições e/ou transferir o crédito para outra entidade ou banco?
É boa altura para transferir crédito à habitação?
Para quem recorreu ao financiamento para construir casa nova, comprar casa ou terreno para construir, esta é a altura de analisar a gestão pessoal e familiar, e acionar medidas que controlem a escalada da taxa de esforço da família, incluindo a revisão do empréstimo: amortizá-lo, negociar as suas condições junto do banco ou transferi-lo para outra entidade financeira.
Se já tem um crédito habitação e quer saber qual a solução ideal para si e para a sua família, então, fale já com um gestor da SI Crédito – ele vai fazer uma análise gratuita e sem compromisso, e ajudá-lo no processo de encontrar e negociar as melhores condições.
Porquê gastar mais se pode reduzir o custo das prestações? Fale com a SI Crédito.
Imagens © Direitos reservados